7 Dicas de Segurança na Web para Pequenas e Médias Empresas
Aqueles que pensam que não é necessário se preocupar com a segurança das informações do seu negócio – mesmo que este seja pequeno – estão enganados. Há muitas pessoas mal-intencionadas por aí, que podem alterar a rotina da sua empresa de forma drástica num clique. A seguir, confira as 7 dicas de segurança na web para pequenas e médias empresas.
1. Use e atualize o antivírus
Essa pode parecer uma dica de segurança na web óbvia, certo? Mesmo assim, é extremamente importante, afinal, é o básico. Não esqueça que os antivírus devem estar instalados em todas as máquinas ativas. Hoje em dia, existem inúmeras versões gratuitas e muito eficientes desses programas. Porém, para desempenharem a sua função de proteger o computador com sucesso, é preciso mantê-los atualizados.
2. Escolha senhas adequadas
Mais uma dica básica que pode poupar problemas maiores. Válido ressaltar que essa dica deve ser utilizada, inclusive, para computadores pessoais. O nosso conselho é que as senhas sejam fortes, ou seja, longas e que combinem letras e números. É possível ainda usar tanto letras maiúsculas quanto minúsculas e adicionar símbolos. Não se esqueça, a senha é uma fechadura: só você pode ter a chave.
3. Faça backup das informações mais relevantes
Embora os backups não ajudem a evitar problemas, eles são fundamentais depois que ocorrem falhas de segurança. Isso porque são as chamadas cópias de segurança que podem tirar-te de uma grande enrascada. Lembre-se: O backup deve ser feito levando em conta todos os dados importantes da sua empresa, com periodicidade. Assim, se houver problemas, o seu negócio não fica com informação perdida ou danificada.
4. Proteja a rede Wi-Fi
Outra dica é proteger a rede Wi-Fi da sua empresa. Com isso, não se corre o risco de terceiros usarem a sua internet, o que também reduz o nível de segurança dos dados. Para tanto, é possível usar uma senha forte (ver item 2 da lista) para proteger a rede, bem como ter uma conexão com encriptação de dados. Outra dica é mudar a senha de acesso no painel de configurações padrão do roteador, além de ativar filtros que permitem apenas os endereços dos dispositivos listados a serem autorizados no momento de se conectar na rede.
Confira também -> SEO: O seu site a brilhar nos resultados de busca.
5. Bloqueie o acesso a sites nocivos
Existem ferramentas que podem ser usadas para que o utilizador não acesse sites nocivos, o que pode acontecer quando se clica em links maliciosos. Eles costumam estar em e-mails suspeitos, como spam.
6. Limite o uso da internet e de aparelhos
É importante que a sua empresa defina uma política de uso da internet, para evitar que a equipa faça o seu uso de modo inadequado, reduzindo assim a segurança da rede. Já que nem todos os funcionários têm bom senso, pode ser preciso bloquear sites de jogos, download de arquivos e conteúdo adulto. Além disso, o uso de dispositivos móveis no ambiente de trabalho não só reduz a produtividade como prejudica a segurança, ainda mais se houver Wi-Fi.
7. Restrinja o acesso aos dados empresariais
Mais uma dica de como aumentar a segurança da sua empresa na web é restringindo acessos aos dados empresariais. Leve em consideração a função de cada profissional para que o mesmo tenha acesso apenas à parte da informação relevante para seu trabalho, evitando assim que demais dados sejam acessados de forma desnecessária.
Se você gostou das nossas dicas de segurança para pequenas e médias empresas na web, não deixe de acompanhar o nosso blog com dicas para o seu negócio.